A SANTIFICAÇÃO EM TRÊS ASPECTOS


"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sêde vós também SANTOS EM TODA VOSSA MANEIRA DE VIVER, porquanto, escrito está: SÊDE SANTOS, PORQUE EU (DEUS) SOU SANTO". 1a. Pe. 1:15-16. 

Textos básicos: Ex. 33:1-6, Ez.23:25-30, 48-49, Deut. 22:5, Sal.119:9, Jer.2:5, Is.3:16-24, Mat.5:13-16, 6:9-20, Jo.17:14-19, Rom. 6, 12:1-2,1a. Cor.6:9-11, 2a.Cor.6:14-18, 7:1,11:1-3, Ef.4:17-32, 5:25-27, Heb.12:5-16, 1a. Pe.1:13-19, 3:1-7, 1a.Tm. 2:9-15, 1a. Jo. 2:14-17, Tiag. 1:21-27, 4:4, Apoc.3:14-22, 21: 8, 27, 22:11-21.  

I. INTRODUÇÃO:
A santificação é a separação do mundo (kosmos) e a libertação do domínio do pecado sobre a vida diária do cristão, que é também, a manifestação natural da nova vida regenerada do crente genuino em Cristo Jesus, a qual evidencia e autentica a fé viva que o sincero filho de Deus tem no seu coração no cotidiano. Como está escrito em Tiago 2:26: "...Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as obras é morta". Rm.6:14,22. 

II. ASPECTOS BÁSICOS DA SANTIFICAÇÃO: 
Para uma melhor compreensão didática, dividimos este estudo em três pontos:
a) A santificação posicional diante de Deus -mediante o valor eterno e imutável da obra redentora de Cristo Jesus na Cruz do Calvário, ou seja,a purificação dos nossos pecados no sangue de Jesus. 1a. Jo. l:7, Apoc. 1:5, 5:9 e Heb. 10:14, 18 - Aspecto da salvação da culpa do pecado . 

b) A santificação vivencial, diária - é a vivência prática, autêntica, verdadeira, o testemunho vivo do novo nascimento que se processou interiormente, e que se reflete na maneira comportamen- tal de ser, da nova criatura, pelo poder do Espírito Santo e a Palavra de Deus, à partir do interior para o exterior. Mt. 5:5-16. Jo.3:1-21, 1a. 5:17. - Aspecto da salvação do domínio do pecado.  

c) A santificação final - só quando formos libertados definitivamente da presença do pecado e da morte física do nosso corpo, na primeira ressurreição,o qual será transformado, glorificado e immortalizado,à semelhança do corpo glorioso de nosso Senhor Jesus Cristo, na Sua vinda para arrebatar a Sua Igreja Triunfante. 1a. Cor.15:35-58, 1a.Tes.4:13-18. - Aspecto da Salvação da presença do pecado. 

III. ESTUDO DAS PALAVRAS: SANTIFICADOS, SANTO E SANTOS: 
Etimologia da palavra SANTO.- Vem do latim "sanctu" que significa essencialmente puro, soberanamente perfeito."Esta palavra no A. T. (Antigo Testamento) representa duas palavras hebraicas, significando uma delas PIEDOSO (Prov.2:8) e a outra SEPARADO (Sal.89:5,7; Dan. 7:18.), que no seu equivalente grego no N. T. (Novo Testamenteo) é adotada com uma designação característica da comunidade cristã. Exemplo: At. 9:13; Rom. 1:7; 1a.Cor. 1:2; 2a. Cor.1:1. E assim por aquela expressão se indica em primeiro lugar a CHAMADA e ESTADO do crente cristão; e em segundo lugar as qualidades próprias do crente genuíno, as quais derivam de tão alto privilégio". (Dic.Bíb.Univ.de A. R. Buckland -M. A.). 
Estudando a Palavra de Deus, verificamos que existem três palavras que explicam o sentido completo da SANTIFICAÇÃO, a saber: SANTIFICADOS, que indica a posição de todos santos pelo sangue de Jesus diante de Deus Pai; SANTO, que indica a santificação pessoal vivenciada diante do mundo como "Sal e Luz", o testemunho vivo; e SANTOS, no plural, indicando a comunidade dos santos ou Igreja, (Ek+Klesia), comunidade dos comprados, lavados pelo sangue de Jesus e tirados do mundo (kosmos) para o serviço sagrado do SARCEDÓCIO SANTO, enquanto "POVO DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS" 1a. Pe.2:5,9-10; 1a.Cor.1:2 e Rom 1:7. Apoc. 22:11b. 

a) A palavra SANTIFICADOS aparece mais de 100 vezes no V. T. e mais de 30 vezes no N. T. O seu significado básico é "separado". Exemplo: Jo 17:19 "... Disse Jesus: - E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade." Quando Jesus disse: "- Eu me santifico a mim mesmo", Ele estava afirmando ao Pai que se separava a si mesmo para a Obra que tinha a realizar. Santificar aqui quer dizer separar simplesmente, e não progredir em santidade, pois, Jesus como o Filho de Deus não tinha pecado, era Santíssimo no sentido absoluto, não precisava crescer mais em santidade. Apenas Ele se separou para morrer na Cruz. Esta passagem revela que a palavra "santificado" significa basicamente separado. Assim também, o crente é perfeitamente santificado diante de Deus, porém, como Cristo, precisa se separar do mundo e do pecado para realizar, em verdadeira consagração, a Obra de Deus. 

b) A segunda palavra, SANTO, é usada mais de 400 vezes no V. T. e cerca de 12 no N. T. Seu significado é: "Ser separado daquilo que não é Santo", como está escrito no Salmo 1º v.1:"Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." Exemplo de Jesus em Heb. 7:26, está escrito assim:"...Com efeito nos convinha um Sumo Sacerdote, como este, Santo inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus". Note as palavras que explicam a santidade de Cristo: Ele era Santo, imaculado, e separado dos pecadores. Portanto, Jesus é chamado de Santo porque foi "separado", afastado ou apartado daquilo que não era Santo. 

c) A terceira palavra, SANTOS, é usada 62 vezes no N. T. e se refere aos crentes coletivamente, como o corpo de Cristo - a Igreja. É a palavra mais frequentemente usada em referência aos filhos de Deus, 1a. Cor. 6:11. Observemos na primeira carta aos Coríntios 1:2: "...À Igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados (separados) em Cristo Jesus, chamados para ser santos...".Notemos que o texto diz: "...chamados para ser santos...", separados do mundo para a Obra de Deus, por isso, não são mais do mundo, como disse Jesus:"...Não são do mundo, assim como Eu do mundo não sou..." Jo. 17:16. 

IV. OS TRÊS ASPECTOS DA SANTIFICAÇÃO: 
Estudemos agora os três (3) aspectos da santificação do Crente:  

1º) A SANTIFICAÇÃO POSICIONAL. É a posição da santificação absoluta e eterna do crente genuíno diante de Deus, mediante a fé na graça e na redenção dos nossos pecados, pelo sangue purificador de Jesus Cristo, feito uma só vez por todas na cruz do calvário. Vide Heb. 10:14."Pois com uma só oblação (sacrifício) aperfeiçou para sempre os que são SANTIFICADOS", e também, Heb. 10:10, "...Na qual vontade temos sido SANTIFICADOS pela oblação (sacrifício) do corpo de Cristo, feito uma vez". Também em 1a. Cor. 1:2, diz: "À Igreja de Deus que está em Corinto, aos SANTIFICADOS em Cristo Jesus...",e ainda, em 1a. Cor. 6:11, "... tais fostes alguns de vós, mas haveis sido lavados, mas haveis sido SANTIFICADOS, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de nosso Deus". Ao chamar os crentes em Corinto de SANTIFICADOS, apesar de haver contendas e pecados, o apóstolo Paulo estava dando ênfase posicional da graça salvadora de Deus, em face da remissão de seus pecados, mediante o valor do sangue da nova aliança em Cristo. Tinham sido lavados no sangue do Cordeiro imaculado, perdoados os seus pecados, e justificados em Cristo Jesus, e consequentemente foram comprados e SEPARADOS (santificados) para servir a Deus. Esta santificação diante de Deus é o resultado da Obra salvadora de Cristo que nos comprou por grande preço, -SEU SANGUE-, E NOS SEPAROU PARA SI MESMO COMO SUA PROPRIEDADE EXCLUSIVA E POVO SANTO. Nesta Obra perfeita e acabada, o mérito pertence exclusivamente ao Senhor Jesus, que por direito nos tirou (airó) para fora do sistema mundano de Satanás, (Kosmos), e nos colocou no "Reino do Filho do Seu amor", Col. 1:13, isto é exatamente o que significa a palavra IGREJA (EKkLESIA). Aos olhos de Deus, já fomos separados (santificados) eternamente, e somos DELE por direito de compra, cujo preço foi o SANGUE DE JESUS CRISTO, conforme está escrito em 1a. Pe.1:18-19, e Ef.5:25-26.: "...fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição rebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um CORDEIRO IMACULADO E INCONTAMINADO", e mais, com respeito a Igreja: "...como também Cristo amou a sua Igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a SANTIFICAR, PURIFICANDO-A com a lavagem da água pela palavra". 

2º) SANTIFICAÇÃO VIVENCIAL OU PRÁTICA. É a maneira de ser revelando o verdadeiro cren te e o falso, o nominal-teórico e o verdadeiro-prático, pois, como disse Jesus: "os verdadeiros adoradores, adoram o Pai em espírito e em verdade". Jo.4:23. E isto só pode se evidenciar pelos nossos atos e fatos vivenciados diariamente, refletindo exteriormente como LUZ E SAL diante do mundo o que somos de fato e em verdade em Cristo, através do nosso testemunho. Vide 2a. Cor.3:18. É na experiência da vida diária, onde se revela a grande distância entre o " discurso"e a "prática", entre o falso crente e o verdadeiro crente, cheio do Espírito Santo, entre o "frio" e o "quente", conforme Apoc. 3:15,16. O verdadeiro e genuino crente, filho de Deus, naturalmente, por ser nova criatura tem que, consequentemente, refletir no cotidiano a sua mudança radical de SER SANTO POR SER SANTIFICADO POR CRISTO, de fato e em verdade, o novo homem interior, necessariamente, é refletido na imagem exterior do homem-crente, em virtude de uma coisa está vinculada a outra, por consequência de causa e efeito, isto é, a causa da nossa santificação exterior, "em toda nossa maneira de viver" é a nossa transformação interior pelo Espírito Santo, via novo nascimento integral: ESPÍRITO, ALMA E CORPO. 1a. Tess. 5:23. A vida prática do crente, necessariamente, tem que corresponder à sua nova vida comportamental de genuino FILHO DE DEUS, SEPARADO (separado do mundo corrompido) para o serviço do Senhor Jesus Cristo, como fiel testemunha. Apoc. 2:10b. "... Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida". Aí, então, o crente por inteiro, integral, ESPÍRITO, ALMA E CORPO, prova autenticamente diante do mundo, a verdadeira fé que ele tem no coração. A maneira de ser, de existir, como "Sal e Luz", no dia-a-dia da vida, ele dá prova cabal de sua fé através de seu testemunho. Leia Ez.23:25-30, At. 1:8, Mat. 5:16, Apoc. 19:8. Foi assim que o apóstolo Paulo definiu o verdadeiro testemunho. "...E vos revistais do novo homem que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e SANTIDADE." - Ef. 4:24. Também em Rom. 12:1-2, o mesmo apóstolo, exorta-nos a apresentar nossos corpos: "...em sacríficio vivo e santo...que é o nosso culto racional", e ... não nos conformar (tomar a forma de, imitar, modelar-se, identificar-se) com este mundo (com o padrão mundano), mas transformai-vos (dar nova forma), pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis (vivenciar na prática), qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Rom. 12:1-2. Assim, o crente fiel que apresenta o seu corpo em sacrifício vivo, SANTO, separando-se do mundo ímpio, corrompido, (kosmos), e do pecado, ele, por inteiro oferece-se em consagração ao serviço (Diakonai) do seu Senhor, vivo, ressurreto dentre os mortos, no altar da graça. Leia: Rom.6:11-23; Col.3:1-4. e Mat.27:51-53., Que achas?...Encontramos esta verdade claramente em Rom. 6:13, que diz: "Nem ofereceis cada um os membros do seu corpo ao pecado como instrumentos de iniquidade, mas oferecei a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça". O verbo usado aqui é o mesmo usado em Rom. 12:1, e significa "separar-se (santificar-se) para Deus".Esta é a santificação prática e experimental. A vida do crente fiel testemunha na vivência prática que está controlado pelo Espírito Santo, e não mais pela letra da Lei, pois já cruficou a carne, o pecado e o mundo, e vive agora sob o domínio e controle soberano do Espírito Santo, conforme Rom.8:14; Gal.2:20; 5:16-26; 6:14.. É como disse Jesus em Mateus: "...Por seus frutos os (falsos profetas) conhecereis. Por ventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus"... "Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus". Mt.5:15-29. Que tal? Não é pelos frutos que se conhece que a árvore é boa? Então, pelos frutos que o crente produz - O SEU TESTEMUNHO - é que também se conhece o verdadeiro, bom e sadío (santo) filho de Deus, como fruto da "videira verdadeira", Jesus Cristo. Jo.15:1-8. 
A consequência natural dessa entrega total ao poder do Espírito Santo, é a libertação do domínio do pecado na vida diária. Leiamos em Rom. 6:14-18,22."Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estás debaixo da Lei, mas debaixo da graça. ...Pecaremos porque não estamos debaixo da Lei...? De modo nenhum. Não sabeis... que sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para morte, ou da obediência para a Justiça"? ... Mas agora, libertado do pecado, e feitos servos de Deu, tendes o vosso fruto para SANTIFICAÇÃO, e por fim a vida eterna". A vontade de Deus é que se produza em nós, através da santificação diária, a imagem santa de Seu Filho, como embaixadores do Seu Reino Santo, como está escrito em 2a.Cor. 3:18. "E todos nós, com o rosto desvendado contemplando como por um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito Santo". Aqui está claro que o Espírito Santo de Deus opera em nós. diariamente, progressivamente, pelo QUAL vamos nos tornando a semelhança do Filho de Deus, refletindo como luz no espelho, através do nosso testetemunho vivo, a imagem do Seu caracter Santo, até o dia da nossa ressurreição. Nesta peregrinação temos que, vitoriosamente, EFETUAR A SALVAÇÃO do domínio do pecado sobre nós, cruficando a vontade da carne com suas concupiscência e paixões mundanas. Gal. 5:24. Por isso mesmo, está escrito em Fil. 2:12b,13,15: "... assim também efetuai a vossa salvação com temor e tremor.., para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no Mundo". (Kosmos). Daí o valor e importância de nosso testemunho vivo e autêntico diante do mundo, como LUZ E SAL DA TERRA.. Mat. 5:13-16. Amém. 

3º) A SANTIFICAÇÃO FINAL- É a libertação total da presença do pecado, que se dará na primeira ressurreição, quando o nosso corpo será transformado, glorifcado e imortalizado. 1a.Cor. 15:51-54. Trata-se da remoção total da presença do pecado no corpo do crente genuíno, o que só se efetuará na 2a. vinda do Senhor Jesus, para arrebatar a Sua Igreja. Leia. 1a. Tes.4:13-18. Diz São Paulo, é nessa esperança que fomos salvos.:"...até nós que temos as primícias do Espírito Santo, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo..., porque nesta esperança fomos salvos..." Rom.8:19-25. Isto é, fomos salvos da culpa e do domínio do pecado, na esperança de sermos salvos da presença do pecado, no dia da "manifestação da glória dos filhos de Deus" na ressurreição dos nossos corpos. Também o apóstolo João afirma esta mesma verdade em 1a. Jo.3:2-3, "...Amados agora somos filhos de Deus... e sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque havemos de vê-lo como Ele é, ...e todo que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro. (Santo). Em outras palavras, quer dizer que, seremos iguais a Ele, pois não teremos mais a presença do pecado em nosso corpo, não mais morreremos e nossos corpos serão imortalizados e glorificados. Amém. Também o apóstolo Paulo, na mesma linha de pensamento, disse a respeito da Igreja, como a Sua noiva, em Ef. 5:25-27. "...Cristo amou a Igreja, a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, a fim de apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível". Será assim mesmo, quando Ele nos transformar completamente pela Sua presença na Sua vinda gloriosa, quando nós nos apresentaremos com nossos corpos, almas e espíritos "santos e irrepreensíveis diante dEle, e não nos "envergonharmos na Sua vinda". Leia: 1a. Tess. 5:23 e 1a. Jo. 2:28.  

V. MEIOS DA SANTIFICAÇÃO: 
O Teólogo Myer Pearlman, definiu os três meios da santificação integral assim: 
a) O sangue de Jesus - que proporciona a santificação absoluta, quanto a posição perante Deus, pela obra expiatória na cruz do calvário. 

b) O Espírito Santo - meio interno que efetua a transformação da natureza do cristão. 

c) A Palavra de Deus - meio externo e prático (testemunho), que diz respeito ao comportamento do crente genuino. 

Desta forma Deus faz provisão tanto para a santificação absoluta (o sangue de Jesus), interna (o Espírito Santo), como a externa (a Sua Palavra), que todo crente se apropria pela fé e obediência incondicional, a saber: 
O Sangue de Jesus Cristo tem o valor eterno e absoluto. Em consequência da Obra de Cristo, o pecador penitente é transformado de pecador impuro em santo adorador, diante de Deus. A santificação posicional é o resultado dessa maravilhosa Obra do Filho de Deus, ao oferecer-se no Calvário para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. O crente genuino é, portanto, eternamente separado para Deus, Sua consciência é purificada, e ele próprio é transformado à semelhança da imagem do Filho de Deus. Rom. 8:29. Heb.1O:1O,14; 13:12. 

O Espírito Santo é o meio gerador da santificação interna que projeta externamente o novo homem em Cristo, vencedor, superior, dominador do velho homem adâmico, numa autêntica substituição do velho pelo novo homem em Cristo, passando pela morte e ressurreição espiritual. Assim, o ego (EU) do velho homem é trocado pelo "Eu" novo unido e submisso ao Senhorio de Cristo. Como disse São Paulo: "... Já estou crucificado com Crisrto, e vivo, não mais eu (ego) mas Cristo vivo em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus..." Gál. 2:20, Col. 3:1-14, 1a. Cor.6:11, 2a.Tes.2:13, 1a.Pe. 1:2, Rom.15:16, Tit. 3:5. Por estes textos bíblicos, verificamos que a santificacão se processa do interior para o exterior, por meio do Espírito Santo, refletindo, a obra regeneradora de Cristo Jesus, e que se manifesta pelas obras e Fruto do Espírito. Leia: Gal.5:22-25, e Tg. 2:14-26.. Exemp. "...Assim também a fé se não tiver as obras, é morta em si mesma...", e eu mostrarei a minha fé pelas minhas obras".A condição natural e espontânea do filho de Deus é ser dirigido e orientado em direção às coisas santas do Reino de Deus em oposição ao Reino das trevas neste mundo. (kosmos). Como está escrito em Rom. 8:14, "...Pois os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus", e não para as coisas do mundo que já está crucificado, segundo Gálatas 6:14b.: "...o mundo já está crucificado para mim e eu para o mundo".  

A Palavra de Deus é o meio que santifica, lava as sujeiras do crente peregrino em contato com este mundo (kosmos), a fim de que ele possa servir ao Senhor em verdadeira consagração e santidade. Jesus mostrou isto no lava pés dos discípulos, como exemplo de purificação e humildade. Jo. 13:8, 10. Veja o que Jesus disse a Pedro: "...Se eu não te lavar, não tens parte comigo"., isto é, lavar os pés. Como Pedro não entendeu, pedindo para lavar "não só os pés, mas também as mãos e a cabeça", Jesus tornou a ensinar com mais profundidade, dizendo: "Aquele que já está lavado (interiormente) não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos". Jesus tornou a afirmar este ensino em Jo. 15:3, assim: "Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado". Portanto, há uma dupla lavagem pela palavra de Deus. Uma interior, regeneradora, quando cremos, e outra, santificadora ou purificadora, quando obedecemos e a praticamos cotidianamente em nossa peregrinação neste mundo, representada pelos nossos PÉS. Fica, então, claro que se não crermos integralmente na Palavra de Deus como norma absoluta de fé e conduta prática, é considerado pelo Senhor, como um ato de insubordinação e pecado, que impede a nossa participação no Reino de Deus. É isto que aprendemos com Jesus: "...se Eu não te lavar os pés, não tens parte comigo." Isto é, deve lavar as mãos, que significa os nossos atos, e deve lavar os pés, que significa guardar-se da corrupção do mundo. Em 1a. Jo. 2:15, está escrito: "... Não ameis o mundo (kosmos), NEM O QUE HÁ NO MUNDO. SE ALGUÉM AMA O MUNDO, O AMOR DO PAI NÃO ESTÁ NELE". Lea os textos: Jo. 17:14-17; Ef. 5:26; Sal.119:9, Tg.1:23-25. e Mat.7:24-29. Como podemos verificar se carregamos conosco alguma sujeira, imundícia mundana, no dia-a-dia da nossa vida prática? Só através da Palavra de Deus que é a verdade imutável e absoluta. Aí, a Palavra de Deus funciona como um espelho quando a lemos, e mostra se estamos em desobediência a mesma ou não. Se tivermos alguma coisa errada, sujeira, devemos lavar-nos, uns aos outros, ensinando e exortando-nos mutuamente, submetendo-nos humildemente a disciplina, para, assim, ter parte "no Reino de Deus". A Palavra de Deus comparada como um espelho, está em Tiago, 1:23b, 24b.,"...porque se alguém é ouvinte da Palavra, e não cumpridor, é semelhante ao varão que se contempla no ESPELHO o seu rosto natural..., vai-se e logo se esquece de como era"., isto é, não cumpre nem obedece a Palavra, é comparado por Jesus como "...o homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia... e ela caiu, e foi grande a sua queda", porque não foi cumpridor da Palavra. Só a Palavra de Deus é: "... viva e eficaz... e penetra até a divisão da alma e do espírito... e é apta para discernir os pensamentos e intenção do coração..." Portanto, só a Palavra de Deus é capaz de dividir, SEPARAR, as coisas da alma, ou ego humano, e do espírito, isto é, do novo homem interior em Cristo Jesus. Se a obedecemos, consequentemente nos SANTIFICAMOS OU NOS SEPARAMOS do mundo para nos consagrarmos, incondicionalmente, ao Senhor Jesus.  

VI. EXEMPLOS PRÁTICOS DE RESISTÊNCIA À SANTIFICAÇÃO: 
Vejamos alguns textos bíblicos que demonstra o verdadeiro crente que obedece a palavra de Deus e o falso crente que não obedece a Palavra de Deus: 

a) A desobediência e rebelião de Saul, registrada em I Sam. 15:22,23: "Porém Samuel respondeu: Tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se OBECEÇA A SUA PALAVRA? OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR, E ATENDER MELHOR É DO QUE A GORDURA DE CARNEIROS. POIS A REBELIÃO É COMO O PECADO DE FEITIÇARIA, E A OBSTINAÇÃO É COMO A INIQUIDADE DE IDOLATRIA. PORQUANTO REJEITASTE A PALAVRA DO SENHOR, ELE TAMBÉM TE REJEITOU A TI, PARA QUE NÃO SEJAS REI". Saul morreu porque resistiu a Palavra de Deus. I.Cro.10:13-14. Aqui está bem claro que o Rei Saul foi rejeitado porque rejeitou a Palavra do Senhor, e foi considerado como pecado de feitiçaria e idolatria. A Palavra do Senhor mudou? Não, ela permanece para sempre. 

b) Deus não podia ir no meio do povo de Israel que saiu do Egito, "PORQUE ERA UM POVO DE DURA CERVIZ", rebelde e desobediente. Qual era a desobediência? Leia em Ex. 33:1-6. A resposta está no versículo 5. Vejamos: "...O Senhor tinha dito a Moisés: ÉS UM POVO DE DURA CERVIZ. TIRA, POIS, DE TI OS ATAVIOS (enfeites, adornos, pinturas), PARA QUE EU SAIBA O QUE HEI DE TI FAZER". Por que Deus não podia ir com o povo? Porque o povo levava sobre si, através dos ATAVIOS, todos os costumes mundanos, amaldiçoados, do Egito, tipo deste mundo (kosmos) cosmético. Para Deus não há meio termo, mornidão, mas convicção. Ou obedecer a sua Palavra ou tomar sobre si os ATAVIOS, ou a LUZ ou as TREVAS, as duas coisas juntas não dá certo. Leia: Apoc. 3:14-22. "...Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." Apoc. 3:16. Que achas? Sim ou não?... 

c) O Povo por um momento tirou os ATAVIOS, mas continou rebelde no coração, não se converteram mesmo. Isto é hipocrisia e farisaísmo que o Senhor não aceita. Ex.33:6. Deus quer que O adoremos EM ESPÍRITO E EM VERDADE, com sinceridade, e não forçados. Jo.4:23. Vejamos alguns textos bíblicos onde o Senhor continuou falando a um Povo rebelde: Deut. 22:5. "A mulher não usará roupa de homem, nem o homem roupa de mulher, pois quem faz tal coisa é ABOMINÁVEL ao Senhor teu Deus". A questão aqui não é a roupa em si mesma, mas o que ela tipifica, caracteriza do ponto de vista sexual: homem ou mulher. Unissex, lesbianismo e homossexualismo são ABOMINAÇÕES diante do Senhor, até mesmo na aparência exterior. O que a palavra de DEUS condena é a perversão sexual em qualquer dimensão. Vejamos isto na Bíblia Sagrada. Leia Lev. cap.18. "v.22, ...com o homem não te deitarás como se fosse mulher, É ABOMINAÇÃO. ". Este mandamento continua valendo no Novo Testamento (N.T.), em Rom.1:26-27, e 1a.Cor.6:9-10; V. 9: ..."Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem EFEMINADOS, NEM SODOMITAS (homossexuais), ...". "V.10: nem ladrões, nem avarentos, nem adúlteros, nem bêbados, nem maldizentos, nem roubadores HERDARÃO O REINO DE DEUS". E mais: Rm.1:26b ..."até as mulheres mudaram o uso natural, no CONTRÁRIO A NATUREZA" ...V.27: "Semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, inflamaram-se... homem com homem, cometendo torpezas, e recebendo em si mesmos a penalidade devida ao seu erro". Ainda leiamos em Apoc. 21:8. "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos ABOMINÁVEIS,... a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte". Leia em At.15 :29; 1a.Cor.10:8, Ef. 5:3. Tire a sua conclusão... OK?  

VII. EXEMPLOS DE TEXTOS CONTRA A VAIDADE NO V. T. E N. TESTAMENTO:  
Estudemos outros textos bíblicos que tratam também da santificacão externa. Gál.2:2O; 5:16-26; 6:14, "NÃO EU MAS CRISTO VIVE EM MIM..." Estes textos combatem os maus costumes mundanos (kosméticos), que caracterizam a exaltação, a soberba, o orgulho, a luxúria, a sensualidade e outros hábitos que só servem para exaltação e auto-afirmação do "EGO" no processo social do EGOISMO generalizado em todas as áreas do comportamento humano. Aquí é que entra a política do MARKET comercial, da propaganda perniciosa na formação de conceitos novos, em prejuizo dos valores éticos-cristãos baseados na Palavra de Deus, numa verdadeira guerra consumista de produtos oriundos de uma sociedade corrompida que não quer Deus nos seus negócios, mas que só busca o acúmulo das riquezas materialistas, em detrimento aos valores morais, éticos, cristãos. Nesta concorrência o cristão não pode entrar, pecando contra a Palavra de Deus, consciente, indiferente ou mesmo, omitindo-se, pois quem sabe fazer o bem e não o faz, "com isto está pecando". Consideremos alguns textos neste assunto: 

I) No Velho Testamento - Is. 3:16-24. Citemos algumas vaidades: "Diz o Senhor: as filhas de Sião se exaltam, e andam de pescoço erguido, e tem olhares impudentes (descarado, sem-vergonha, despudorado) e, quando andam, como que vão dançando, e fazendo retinir os ornamentos dos seus pés, ... Naquele dia tirará o Senhor os seus enfeites: os anéis dos artelhos..., os brincos, os braceletes, os véus, os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de perfumes e os amuletos, os sinetes, os anéis pendentes do nariz, os vestidos transparentes (diáfanos), os mantos, os xales, as bolsas, os espelhos, as tiaras e os véus..." Tudo isto diz respeito à luxúria, vaidade e exaltação pessoal que afofa o EGO e o orgulho. Porém o povo continuou rebelde até chegar o cativeiro babilônico, conforme profetizou Jeremias, assim: "...Assim diz o Senhor: que injustiça acharam vossos pais em MIM, para se afastarem de MIM , indo após a VAIDADE (é idolatria e prostituição espiritual) tornando-se levianos? Jer.2:5. Ainda em Ezequiel cap. 23, Deus exorta o povo mais uma vez contra as abominações do Egito, numa parábola das "Duas irmãs adúlteras", sendo a mais velha, Oolá que é Samaria e a mais moça, Oolibá, que é Jerusalém, porque trouxeram os maus costumes e as vaidades do Egito e não abandonaram, conforme está escrito nos vv. 25,26, e 27: "...Porei contra ti o meu zelo... o que ficar será consumido pelo fogo, também te despirão os teus vestidos, e te tomarão as tuas JÓIAS DE ADORNO, assim farei cessar em ti a tua LUXÚRIA e a tua prostituição, INICIADAS NA TERRA DO EGITO.." O Egito é um dos tipos deste mundo (Kosmos). 

II) No Novo Testamento - Quanto às vaidades, o Senhor continua exortando no N. T., conforme está escrito em: 1a. Tim. 2:9-1O, assim: "Quero que, do mesmo modo, as mulheres se ataviem com traje decoroso (com pudor), com modéstia e sobriedade (moderação), não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos dispendiosos, mas como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus com boas obras". São Paulo aqui faz um resumo do que já foi mencionado acima escrito no V. T., porém, por outro ângulo, traz-nos mais luz sobre o assunto na atualidade, quanto aos trajes indecorosos, sensuais, tipo "unissex" , como calças justas ligadas ao corpo, tanto para o homem como para a mulher, vestidos transparentes, curtos demais (mini-saía), bermudas, que mais servem para mostrar a nudez provocante e sensual, do que cobrir com pudor as vergonhas, partes íntimas do corpo. Assim numa inversão total de valores, o que servia para cobrir com modéstia o corpo, passou a ser instrumento iníquo de provocação sensual, que é pecado. O apóstolo Pedro também escreveu sobre este assunto, em 1a. Pe. 3:l-7. "...Vós Mulheres... considerando a vossa vida casta (pura), em temor. A beleza das esposas NÃO SEJA O ENFEITE (ADORNO) EXTERIOR, COMO O FRISADO DE CABELOS, O USO DE JÓIAS DE OURO, OU O LUXO DOS VESTIDOS, mas a beleza interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, QUE É PRECIOSO DIANTE DE DEUS." A ênfase que o apóstolo Pedro está dando aquí, inspirado pelo Espírito Santo, claro, É A BELEZA INTERIOR QUE É PRECIOSA DIANTE DE DEUS. Quando o crente em Jesus Cristo tem esta convicção interior,ele ou ela, não precisa mais de compensação psicológica exterior de auto-afirmação, em busca de projetar uma falsa imagem que não corresponde a realidade. Se não, ele ou ela, procura o recurso artificial da MAQUIAGEM (máscara), para que através dela, as pessoas a contemplem de uma maneira diferente, que ela própria reconhece que não o é. Assim, enganando-se a si mesma, e não a Deus, extravasa o seu orgulho e exaltação interior, pelo recurso artificial da "beleza exterior" que por isto é vã diante de Deus, pois é VAIDADE. Tg 1:22. " ...Sêde cumpridores da palavra de Deus e não ouvintes... esquecidos, enganando-se a si mesmos". Este comportamento desequilibrado, denuncia um estado de alma PSICO-PATOLÓGICO, que é pecado, ao contrário de "UM ESPÍRITO MANSO E TRANQUILO", que é 'PRECIOSO DIANTE DE DEUS". Aquele que tem a verdadeira paz interior, inclusive neste aspecto abordado aqui é tranqüilo e não se abala por estabilização de coisas exteriores, instáveis, mutáveis e materiais. Pois, renunciando o presente século e seu sistema diabólico, como disse São Paulo, vivamos no presente século, justa, santa e piedosamente, que é PRECIOSO DIANTE DE DEUS. 

VIII. CONCLUSÃO. 
Concluindo, a santificação total, em três aspectos, é operada integralmente, em todo nosso ser, EPÍRITO, ALMA E CORPO, de dentro para fora, diante de Deus e dos homens, como LUZ E SAL DA TERRA, interagindo, integralizando e interoperacionalizando em todo nosso ser, de tal maneira que possamos, como embaixadores do Rei e Senhor Jesus, refletir a Sua imagem  
pura e santa, verdadeiramente, em toda nossa maneira de viver. Os meios e provisões para isto, já foram providenciados por Deus, que são aqueles três: O SANGUE DE JESUS, QUE NOS PURIFICA DE TODO PECADO; O ESPÍRITO SANTO, QUE NOS REGENEROU E NOS GUIA, E A PALAVRA DE DEUS, QUE NOS PURIFICA, LAVA POR DENTRO E POR FORA, ATÉ A DIVISÃO DA ALMA E DO ESPÏRITO. O que nos resta agora é vivenciar a Palavra de Deus, como disse o apóstolo Pedro: "Como filhos obedientes, NÃO VOS CONFORMANDO COM AS CONCUPISCÊNCIAS QUE ANTES HAVIA EM VOSSA IGNORÂNCIA; MAS, COMO É SANTO AQUÊLE QUE VOS CHAMOU, SEDE SANTOS EM TODA VOSSA MANEIRA DE VIVER;,PORQUANTO, ESCRITO ESTÁ: SEDE SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO". Amém. Terminamos com as palavras de Tiago, irmão do Senhor, que define a verdadeira Religião, a saber: "A religião pura e imaculada para com Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e APARTAR-SE DA CORRUPÇÃO DO MUNDO (Kosmos). Assim é como Deus quer que vivamos neste mundo, sendo as suas fieis testemunhas, para honra e glória do Seu nome. Obedeçamos o mandamento do Senhor Jesus que está escrito em Jo,17:17, "Santifica-os na VERDADE, A TUA PALAVRA É A VERDADE". Amém.  
 
  Pr. Djalma Pereira




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