A Pedra do Sepulcro



E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? Marcos 16:3

Introdução

Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé.

Resolveram embalsamar o corpo de Jesus.

Domingo bem cedo foram ao sepulcro.


I Preparo Para o Embalsamento

Jesus havia morrido e dito que ao terceiro dia ressuscitaria.

A)   Aquelas mulheres esqueceram rapidamente as palavras de Jesus.

João 15:16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei,
I João 2:14 Jovens, Eu vos escolhi porque sois fortes e guardai a fé

Josué 1:5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

Isaías 43:1 Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

B)   Aquelas mulheres não creram nas palavras de Jesus.

Isaías 43:2 Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Isaías 41:10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
Isaías 41:13 Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.

II Quem Nos Removerá a Pedra?

Quem traz o sentido de dúvida.

Nós não podemos?

Quem poderia tirar não está aqui. Pedro, João.

Para elas Jesus não podia, pois estava morto dentro da cova.

Fil 4:13 Tudo posso naquele que me fortalece.

III Remover a Pedra

Para pedra há dois sentidos aqui: Pedra Física e Imaginável.

A pedra física estava ao lado da porta. Já estava removida.

A pedra imaginável estava na porta. Não havia sido removida.

Obstáculos que existem e obstáculos que não existem

            Para as mulheres o obstáculo estava lá.

                        Antes de deparar com a situação, alguns já enxergam dificuldades.

                        O problema nem surgiu e a pessoa já está sofrendo.

            Para as mulheres o obstáculo ira imenso 2,5T.

                        Quando não se tem a solução qualquer problema é grande demais.

                        Golias era um gigante para todos.

                        Para Davi Golias era apenas um alvo fácil.

            Para as mulheres o obstáculo era difícil de ser tirado.

                        Quando se olha para as dificuldades não se as facilidades.

                        A pedra só era grande, porém era redonda.

            Para as mulheres o obstáculo só seria removido com ajuda de alguém.
                       
Ajuda dos discípulos, transeunte qualquer?

                        Essa ajuda só pode vir de Jesus.

A)  Elas superaram o medo.

Segundo comentaristas os salteadores, ladrões agiam nas primeiras horas do dia.

B)  Elas venceram o cansaço

Trabalharam a partir das 18hs do sábado.

Levantaram de madrugada.

C)  Elas superam a oposição

Somente as três mulheres.
Quem está ao seu lado também é limitado.
O Objetivo da pedra na porta da caverna era:

            Impedir a entrada seja de qualquer pessoa.
           
            Soldados romanos ficaram à porta.

            Muitas coisas nos impedem de nos aproximarmos mais de Jesus.
                       
Dinheiro: Mat. 19 Jesus diz ao jovem: Deixa sua riqueza vem e segue-me
           
            Família: Luc 9:61 Deixa eu me despedir da família.
           

Alguém quer ver você desistir.

Mesmo achando que a pedra estava lá, elas não desistiram.

IV Sepulcro

Estava vazio.

Elas procuravam Jesus no lugar errado.

Nossa esperança não esta em um túmulo ocupado.


Pr. José Ferraz



Nenhum comentário:

Postar um comentário