A IMORTALIDADE
A idéia da imortalidade da
alma não é uma idéia privativa do cristianismo. Foi aceita por vários povos:
babilônios, persas, egípcios e gregos.
O conceito da imortalidade
foi desenvolvido nas antigas religiões da Grécia e recebeu sua expressão
filosófica nos escritos de Platão.
Dois são os vocábulos gregos
que comumente se traduzem com a palavra
imortalidade: athanasia e aphtarsia.
Athanasia- Aparece apenas 03 vezes no N.T. I Tm.6.16
Usa-se esta palavra descrever
Deus- Dt.10.17; I Tm.1.17.
A imortalidade aqui significa
mais que uma mera existência sem fim. Significa imortalidade original, a
diferença de uma imortalidade outorgada.
Paulo ensina que Deus, como
fonte da vida, é também fonte de todo tipo de imortalidade.
Deus é o único que tem
imortalidade.
Todos os demais somente
recebem a imortalidade e a possuem quando dependem dEle.
I Co.15.53 e 54
Paulo fala aqui do que
acontecerá quando Cristo voltar:
A imortalidade aqui
mencionada é atribuída somente aos crentes.
A imortalidade é um Dom que
receberemos no futuro.
A imortalidade descrita nesta
passagem é uma característica não somente da alma, mas da pessoa inteira.
Aphtarsia
Rm.2.7- Para designar a meta
a que aspiram os verdadeiros crentes.
II Tm. 1.10- Refere-se ao que
Cristo trouxe a luz. Cf. I Co. 15.54-57; Hb.2.14.
I Co. 15.42, 53-54- Refere-se
à ressurreição.
Vs. 42- é utilizada para
comunicar o fato de que o corpo é semeado em corrupção e ressuscitado em
incorrupção.
Vs. 50- Descreve aquilo que o
corruptível ou perecível não pode herdar.
Vs. 53-54- A palavra é usada
para descrever a incorrupção, o imperecível com que o corpo presente será
revestido na ressurreição.
O adjetivo aphthartos.
Usa-se para descrever Deus-
Rm. 1.23; I Tm. 1.17.
O corpo ressuscitado- I Co.
15.52.
A coroa pela qual Paulo se
esforça- I Co.9.25.
A incorruptível veste de um
espírito afável e tranquilo- I Pe.3.4.
A semente incorruptível da
qual renascemos- I Pe.1.23.
A herança incorruptível que
está guardada para nós nos Céus- I Pe.1.4
OBSERVAÇÕES:
As Escrituras não usam o
termo "imortalidade da alma".
A palavra imortalidade:
É aplicada a Deus.
À existência total do homem
no momento da ressurreição e
As coisas tais como a coroa
imperecível ou a semente incorruptível, mas nunca à alma humana.
As Escrituras não ensinam a
existência continuada da alma em virtude de sua inerente indestrutibilidade.
Segundo as Escrituras o homem
foi criado por Deus e continua dependendo de Deus para sua existência.
Não podemos indicar nenhuma
qualidade inerente no homem nem nenhum aspecto do mesmo que seja indestrutível
As Escrituras ensinam que a
comunhão com Deus é o supremo bem do homem.
O conceito da imortalidade da
alma não diz nada a respeito da qualidade da vida depois da morte.
Limita-se simplesmente a
afirmar que a alma continua existindo.
A Bíblia enfatiza que viver
sem Deus é a morte, pois a comunhão com Deus é a vida verdadeira.
A vida verdadeira é
desfrutada por aqueles que crêem em Cristo- Jo.3.36; 5.24; 17.3.
A vida em comunhão com Deus
continuará sendo desfrutada pelos crentes depois da morte- Fp.1.21-23; II
Co.5.8.
As Escrituras também ensinam
que até aqueles que não têm esta verdadeira vida continuarão existindo após a
morte; sua existência, no entanto, será de aflições, tormento e angústia-
Lc.16.23-25; II Pe.2.9.
A Mensagem central das
Escrituras a respeito do futuro do homem é a ressurreição do corpo.
De acordo com a Palavra o
corpo não é menos real que a alma; Deus criou o homem em sua totalidade, corpo
e alma em unidade.
O pensamento bíblico é o
corpo não é um túmulo para a alma ( como os filósofos gregos concebiam) mas sim
o templo do Espírito Santo.
O homem não está completo sem
o corpo.
A bem-aventurança do crente
não é simplesmente a existência contínua da alma, mas sim que em seu aspecto
mais rico a ressurreição de seu corpo.
Esta ressurreição será para
os crentes uma transição à glória, no qual nossos corpos serão semelhantes ao
glorioso corpo de Cristo.
O homem tem que experimentar
uma transformação por meio da ressurreição antes de poder desfrutar plenamente
desta imortalidade.
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