A IMORTALIDADE



A IMORTALIDADE

A idéia da imortalidade da alma não é uma idéia privativa do cristianismo. Foi aceita por vários povos: babilônios, persas, egípcios e gregos.
O conceito da imortalidade foi desenvolvido nas antigas religiões da Grécia e recebeu sua expressão filosófica nos escritos de Platão.

Dois são os vocábulos gregos que comumente  se traduzem com a palavra imortalidade: athanasia e aphtarsia.

Athanasia- Aparece apenas 03 vezes no N.T. I Tm.6.16


Usa-se esta palavra descrever Deus- Dt.10.17; I Tm.1.17.
A imortalidade aqui significa mais que uma mera existência sem fim. Significa imortalidade original, a diferença de uma imortalidade outorgada.
Paulo ensina que Deus, como fonte da vida, é também fonte de todo tipo de imortalidade.
Deus é o único que tem imortalidade.
Todos os demais somente recebem a imortalidade e a possuem quando dependem dEle.
I Co.15.53 e 54

Paulo fala aqui do que acontecerá quando Cristo voltar:
A imortalidade aqui mencionada é atribuída somente aos crentes.
A imortalidade é um Dom que receberemos no futuro.
A imortalidade descrita nesta passagem é uma característica não somente da alma, mas da pessoa inteira.

Aphtarsia


Rm.2.7- Para designar a meta a que aspiram os verdadeiros crentes.
II Tm. 1.10- Refere-se ao que Cristo trouxe a luz. Cf. I Co. 15.54-57; Hb.2.14.
I Co. 15.42, 53-54- Refere-se à ressurreição.
Vs. 42- é utilizada para comunicar o fato de que o corpo é semeado em corrupção e ressuscitado em incorrupção.
Vs. 50- Descreve aquilo que o corruptível ou perecível não pode herdar.
Vs. 53-54- A palavra é usada para descrever a incorrupção, o imperecível com que o corpo presente será revestido na ressurreição.

O adjetivo aphthartos.


Usa-se para descrever Deus- Rm. 1.23; I Tm. 1.17.
O corpo ressuscitado- I Co. 15.52.
A coroa pela qual Paulo se esforça- I Co.9.25.
A incorruptível veste de um espírito afável e tranquilo- I Pe.3.4.
A semente incorruptível da qual renascemos- I Pe.1.23.
A herança incorruptível que está guardada para nós nos Céus- I Pe.1.4

OBSERVAÇÕES:


As Escrituras não usam o termo "imortalidade da alma".
A palavra imortalidade:
É aplicada a Deus.
À existência total do homem no momento da ressurreição e
As coisas tais como a coroa imperecível ou a semente incorruptível, mas nunca à alma humana.

As Escrituras não ensinam a existência continuada da alma em virtude de sua inerente indestrutibilidade.
Segundo as Escrituras o homem foi criado por Deus e continua dependendo de Deus para sua existência.
Não podemos indicar nenhuma qualidade inerente no homem nem nenhum aspecto do mesmo que seja indestrutível

As Escrituras ensinam que a comunhão com Deus é o supremo bem do homem.
O conceito da imortalidade da alma não diz nada a respeito da qualidade da vida depois da morte.
Limita-se simplesmente a afirmar que a alma continua existindo.
A Bíblia enfatiza que viver sem Deus é a morte, pois a comunhão com Deus é a vida verdadeira.
A vida verdadeira é desfrutada por aqueles que crêem em Cristo- Jo.3.36; 5.24; 17.3.
A vida em comunhão com Deus continuará sendo desfrutada pelos crentes depois da morte- Fp.1.21-23; II Co.5.8.
As Escrituras também ensinam que até aqueles que não têm esta verdadeira vida continuarão existindo após a morte; sua existência, no entanto, será de aflições, tormento e angústia- Lc.16.23-25; II Pe.2.9.

A Mensagem central das Escrituras a respeito do futuro do homem é a ressurreição do corpo.
De acordo com a Palavra o corpo não é menos real que a alma; Deus criou o homem em sua totalidade, corpo e alma em unidade.
O pensamento bíblico é o corpo não é um túmulo para a alma ( como os filósofos gregos concebiam) mas sim o templo do Espírito Santo.
O homem não está completo sem o corpo.
A bem-aventurança do crente não é simplesmente a existência contínua da alma, mas sim que em seu aspecto mais rico a ressurreição de seu corpo.
Esta ressurreição será para os crentes uma transição à glória, no qual nossos corpos serão semelhantes ao glorioso corpo de Cristo.

O homem tem que experimentar uma transformação por meio da ressurreição antes de poder desfrutar plenamente desta imortalidade.

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