"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sêde vós
também SANTOS EM TODA VOSSA MANEIRA DE VIVER, porquanto, escrito está: SÊDE
SANTOS, PORQUE EU (DEUS) SOU SANTO". 1a. Pe. 1:15-16.
Textos básicos: Ex. 33:1-6, Ez.23:25-30, 48-49, Deut. 22:5, Sal.119:9,
Jer.2:5, Is.3:16-24, Mat.5:13-16, 6:9-20, Jo.17:14-19, Rom. 6, 12:1-2,1a.
Cor.6:9-11, 2a.Cor.6:14-18, 7:1,11:1-3, Ef.4:17-32, 5:25-27, Heb.12:5-16, 1a. Pe.1:13-19,
3:1-7, 1a.Tm. 2:9-15, 1a. Jo. 2:14-17, Tiag. 1:21-27, 4:4, Apoc.3:14-22, 21: 8,
27, 22:11-21.
I.
INTRODUÇÃO:
A santificação é a separação
do mundo (kosmos) e a libertação do domínio do pecado sobre a vida diária do
cristão, que é também, a manifestação natural da nova vida regenerada do crente
genuino em Cristo Jesus, a qual evidencia e autentica a fé viva que o sincero
filho de Deus tem no seu coração no cotidiano. Como está escrito em Tiago 2:26:
"...Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as
obras é morta". Rm.6:14,22.
II.
ASPECTOS BÁSICOS DA SANTIFICAÇÃO:
Para
uma melhor compreensão didática, dividimos este estudo em três pontos:
a)
A santificação posicional diante de Deus -mediante o valor eterno e
imutável da obra redentora de Cristo Jesus na Cruz do Calvário, ou seja,a
purificação dos nossos pecados no sangue de Jesus. 1a. Jo. l:7, Apoc. 1:5, 5:9
e Heb. 10:14, 18 - Aspecto da salvação da culpa do pecado .
b) A
santificação vivencial, diária - é a vivência prática, autêntica,
verdadeira, o testemunho vivo do novo nascimento que se processou
interiormente, e que se reflete na maneira comportamen- tal de ser, da nova
criatura, pelo poder do Espírito Santo e a Palavra de Deus, à partir do
interior para o exterior. Mt. 5:5-16. Jo.3:1-21, 1a. 5:17. - Aspecto da
salvação do domínio do pecado.
c)
A santificação final - só quando formos
libertados definitivamente da presença do pecado e da morte física do nosso
corpo, na primeira ressurreição,o qual será transformado, glorificado e
immortalizado,à semelhança do corpo glorioso de nosso Senhor Jesus Cristo, na
Sua vinda para arrebatar a Sua Igreja Triunfante. 1a. Cor.15:35-58,
1a.Tes.4:13-18. - Aspecto da Salvação da presença do pecado.
III.
ESTUDO DAS PALAVRAS: SANTIFICADOS, SANTO E SANTOS:
Etimologia
da palavra SANTO.- Vem do latim
"sanctu" que significa essencialmente puro, soberanamente
perfeito."Esta palavra no A. T. (Antigo Testamento) representa duas
palavras hebraicas, significando uma delas PIEDOSO (Prov.2:8) e a outra
SEPARADO (Sal.89:5,7; Dan. 7:18.), que no seu equivalente grego no N. T. (Novo
Testamenteo) é adotada com uma designação característica da comunidade cristã.
Exemplo: At. 9:13; Rom. 1:7; 1a.Cor. 1:2; 2a. Cor.1:1. E assim por aquela
expressão se indica em primeiro lugar a CHAMADA e ESTADO do crente cristão; e
em segundo lugar as qualidades próprias do crente genuíno, as quais derivam de
tão alto privilégio". (Dic.Bíb.Univ.de A. R. Buckland -M. A.).
Estudando
a Palavra de Deus, verificamos que existem três palavras que explicam o sentido
completo da SANTIFICAÇÃO, a saber: SANTIFICADOS, que indica a posição de todos
santos pelo sangue de Jesus diante de Deus Pai; SANTO, que indica a
santificação pessoal vivenciada diante do mundo como "Sal e Luz", o
testemunho vivo; e SANTOS, no plural, indicando a comunidade dos santos ou
Igreja, (Ek+Klesia), comunidade dos comprados, lavados pelo sangue de Jesus e
tirados do mundo (kosmos) para o serviço sagrado do SARCEDÓCIO SANTO, enquanto
"POVO DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS" 1a. Pe.2:5,9-10; 1a.Cor.1:2 e
Rom 1:7. Apoc. 22:11b.
a) A
palavra SANTIFICADOS aparece mais de 100 vezes no V. T. e mais de 30 vezes no
N. T. O seu significado básico é "separado". Exemplo: Jo 17:19
"... Disse Jesus: - E por eles me santifico a mim mesmo, para que também
eles sejam santificados na verdade." Quando Jesus disse: "- Eu me
santifico a mim mesmo", Ele estava afirmando ao Pai que se separava a si mesmo para a Obra que
tinha a realizar. Santificar aqui quer dizer separar simplesmente, e não progredir em santidade, pois, Jesus
como o Filho de Deus não tinha pecado, era Santíssimo no sentido absoluto, não
precisava crescer mais em santidade. Apenas Ele se separou para morrer na Cruz.
Esta passagem revela que a palavra "santificado" significa basicamente
separado. Assim também, o crente é
perfeitamente santificado diante de Deus, porém, como Cristo, precisa se
separar do mundo e do pecado para realizar, em verdadeira consagração, a Obra
de Deus.
b) A
segunda palavra, SANTO, é usada mais de 400 vezes no V. T. e cerca de 12 no N.
T. Seu significado é: "Ser separado
daquilo que não é Santo", como está escrito no Salmo 1º v.1:"Bem
aventurado o varão que não anda
segundo o conselho dos ímpios, nem se
detém no caminho dos pecadores, nem se assenta
na roda dos escarnecedores." Exemplo de Jesus em Heb. 7:26, está escrito
assim:"...Com efeito nos convinha um Sumo Sacerdote, como este, Santo
inculpável, sem mácula, separado dos
pecadores e feito mais alto do que os céus". Note as palavras que
explicam a santidade de Cristo: Ele era Santo, imaculado, e separado dos pecadores. Portanto, Jesus é chamado de Santo porque foi
"separado", afastado ou apartado daquilo que não era Santo.
c) A
terceira palavra, SANTOS, é usada 62 vezes no N. T. e se refere aos crentes
coletivamente, como o corpo de Cristo - a Igreja. É a palavra mais
frequentemente usada em referência aos filhos de Deus, 1a. Cor. 6:11.
Observemos na primeira carta aos Coríntios 1:2: "...À Igreja de Deus que
está em Corinto, aos santificados (separados) em Cristo Jesus, chamados para
ser santos...".Notemos que o
texto diz: "...chamados para ser santos...",
separados do mundo para a Obra de Deus, por isso, não são mais do mundo, como
disse Jesus:"...Não são do mundo,
assim como Eu do mundo não
sou..." Jo. 17:16.
IV.
OS TRÊS ASPECTOS DA SANTIFICAÇÃO:
Estudemos
agora os três (3) aspectos da santificação do Crente:
1º) A
SANTIFICAÇÃO POSICIONAL. É a posição da santificação absoluta e eterna do
crente genuíno diante de Deus, mediante a fé na graça e na redenção dos nossos
pecados, pelo sangue purificador de Jesus Cristo, feito uma só vez por todas na
cruz do calvário. Vide Heb. 10:14."Pois com uma só oblação (sacrifício)
aperfeiçou para sempre os que são SANTIFICADOS", e também, Heb. 10:10,
"...Na qual vontade temos sido SANTIFICADOS pela oblação (sacrifício) do
corpo de Cristo, feito uma vez". Também em 1a. Cor. 1:2, diz: "À
Igreja de Deus que está em Corinto, aos SANTIFICADOS em Cristo Jesus...",e
ainda, em 1a. Cor. 6:11, "... tais fostes alguns de vós, mas haveis sido
lavados, mas haveis sido SANTIFICADOS, mas haveis sido justificados em nome do
Senhor Jesus, e pelo Espírito de nosso Deus". Ao chamar os crentes em
Corinto de SANTIFICADOS, apesar de haver contendas e pecados, o apóstolo Paulo
estava dando ênfase posicional da graça salvadora de Deus, em face da remissão
de seus pecados, mediante o valor do sangue da nova aliança em Cristo. Tinham
sido lavados no sangue do Cordeiro imaculado, perdoados os seus pecados, e
justificados em Cristo Jesus, e consequentemente foram comprados e SEPARADOS
(santificados) para servir a Deus. Esta santificação diante de Deus é o
resultado da Obra salvadora de Cristo que nos comprou por grande preço, -SEU
SANGUE-, E NOS SEPAROU PARA SI MESMO COMO SUA PROPRIEDADE EXCLUSIVA E POVO SANTO.
Nesta Obra perfeita e acabada, o mérito pertence exclusivamente ao Senhor
Jesus, que por direito nos tirou (airó)
para fora do sistema mundano de Satanás, (Kosmos), e nos colocou no "Reino
do Filho do Seu amor", Col. 1:13, isto é exatamente o que significa a
palavra IGREJA (EKkLESIA). Aos olhos de Deus, já fomos separados (santificados)
eternamente, e somos DELE por direito de compra, cujo preço foi o SANGUE DE
JESUS CRISTO, conforme está escrito em 1a. Pe.1:18-19, e Ef.5:25-26.:
"...fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição
rebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um
CORDEIRO IMACULADO E INCONTAMINADO", e mais, com respeito a Igreja:
"...como também Cristo amou a sua Igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
para a SANTIFICAR, PURIFICANDO-A com a lavagem da água pela
palavra".
2º)
SANTIFICAÇÃO VIVENCIAL OU PRÁTICA. É a maneira de ser revelando o
verdadeiro cren te e o falso, o nominal-teórico e o verdadeiro-prático, pois,
como disse Jesus: "os verdadeiros adoradores, adoram o Pai em espírito e
em verdade". Jo.4:23. E isto só pode se evidenciar pelos nossos atos e
fatos vivenciados diariamente, refletindo exteriormente como LUZ E SAL diante
do mundo o que somos de fato e em verdade em Cristo, através do nosso
testemunho. Vide 2a. Cor.3:18. É na experiência da vida diária, onde se revela
a grande distância entre o " discurso"e a "prática", entre
o falso crente e o verdadeiro crente, cheio do Espírito Santo, entre o
"frio" e o "quente", conforme Apoc. 3:15,16. O verdadeiro e
genuino crente, filho de Deus, naturalmente, por ser nova criatura tem que,
consequentemente, refletir no cotidiano a sua mudança radical de SER SANTO POR
SER SANTIFICADO POR CRISTO, de fato e em verdade, o novo homem interior,
necessariamente, é refletido na imagem exterior do homem-crente, em virtude de
uma coisa está vinculada a outra, por consequência de causa e efeito, isto é, a
causa da nossa santificação exterior, "em toda nossa maneira de
viver" é a nossa transformação interior pelo Espírito Santo, via novo
nascimento integral: ESPÍRITO, ALMA E CORPO. 1a. Tess. 5:23. A vida prática do
crente, necessariamente, tem que corresponder à sua nova vida comportamental de
genuino FILHO DE DEUS, SEPARADO (separado do mundo corrompido) para o serviço
do Senhor Jesus Cristo, como fiel testemunha. Apoc. 2:10b. "... Sê fiel
até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida". Aí, então, o crente por
inteiro, integral, ESPÍRITO, ALMA E CORPO, prova autenticamente diante do
mundo, a verdadeira fé que ele tem no coração. A maneira de ser, de existir,
como "Sal e Luz", no dia-a-dia da vida, ele dá prova cabal de sua fé
através de seu testemunho. Leia Ez.23:25-30, At. 1:8, Mat. 5:16, Apoc. 19:8.
Foi assim que o apóstolo Paulo definiu o verdadeiro testemunho. "...E vos
revistais do novo homem que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e
SANTIDADE." - Ef. 4:24. Também em Rom. 12:1-2, o mesmo apóstolo,
exorta-nos a apresentar nossos corpos: "...em sacríficio vivo e
santo...que é o nosso culto racional", e ... não nos conformar (tomar a
forma de, imitar, modelar-se, identificar-se) com este mundo (com o padrão
mundano), mas transformai-vos (dar nova forma), pela renovação do vosso
entendimento, para que experimenteis (vivenciar na prática), qual seja a boa,
agradável, e perfeita vontade de Deus. Rom. 12:1-2. Assim, o crente fiel que
apresenta o seu corpo em sacrifício vivo, SANTO, separando-se do mundo ímpio,
corrompido, (kosmos), e do pecado, ele, por inteiro oferece-se em consagração
ao serviço (Diakonai) do seu Senhor, vivo, ressurreto dentre os mortos, no
altar da graça. Leia: Rom.6:11-23; Col.3:1-4. e Mat.27:51-53., Que
achas?...Encontramos esta verdade claramente em Rom. 6:13, que diz: "Nem
ofereceis cada um os membros do seu corpo ao pecado como instrumentos de
iniquidade, mas oferecei a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos
membros a Deus, como instrumentos de justiça". O verbo usado aqui é o
mesmo usado em Rom. 12:1, e significa "separar-se (santificar-se) para
Deus".Esta é a santificação prática e experimental. A vida do crente fiel
testemunha na vivência prática que está controlado pelo Espírito Santo, e não
mais pela letra da Lei, pois já cruficou a carne, o pecado e o mundo, e vive
agora sob o domínio e controle soberano do Espírito Santo, conforme Rom.8:14;
Gal.2:20; 5:16-26; 6:14.. É como disse Jesus em Mateus: "...Por seus
frutos os (falsos profetas) conhecereis. Por ventura colhem-se uvas dos
espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e
toda árvore má produz frutos maus"... "Portanto, pelos seus frutos os
conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus,
mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus". Mt.5:15-29.
Que tal? Não é pelos frutos que se conhece que a árvore é boa? Então, pelos
frutos que o crente produz - O SEU TESTEMUNHO - é que também se conhece o
verdadeiro, bom e sadío (santo) filho de Deus, como fruto da "videira
verdadeira", Jesus Cristo. Jo.15:1-8.
A
consequência natural dessa entrega total ao poder do Espírito Santo, é a
libertação do domínio do pecado na vida diária. Leiamos em Rom.
6:14-18,22."Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estás
debaixo da Lei, mas debaixo da graça. ...Pecaremos porque não estamos debaixo
da Lei...? De modo nenhum. Não sabeis... que sois servos daquele a quem
obedeceis, ou do pecado para morte, ou da obediência para a Justiça"? ...
Mas agora, libertado do pecado, e feitos servos de Deu, tendes o vosso fruto
para SANTIFICAÇÃO, e por fim a vida eterna". A vontade de Deus é que se
produza em nós, através da santificação diária, a imagem santa de Seu Filho,
como embaixadores do Seu Reino Santo, como está escrito em 2a.Cor. 3:18.
"E todos nós, com o rosto desvendado contemplando como por um espelho, a
glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem,
como pelo Espírito Santo". Aqui está claro que o Espírito Santo de Deus
opera em nós. diariamente, progressivamente, pelo QUAL vamos nos tornando a
semelhança do Filho de Deus, refletindo como luz no espelho, através do nosso
testetemunho vivo, a imagem do Seu caracter Santo, até o dia da nossa
ressurreição. Nesta peregrinação temos que, vitoriosamente, EFETUAR A SALVAÇÃO
do domínio do pecado sobre nós, cruficando a vontade da carne com suas
concupiscência e paixões mundanas. Gal. 5:24. Por isso mesmo, está escrito em
Fil. 2:12b,13,15: "... assim também efetuai a vossa salvação com temor e
tremor.., para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus
inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual
resplandeceis como astros no Mundo". (Kosmos). Daí o valor e importância
de nosso testemunho vivo e autêntico diante do mundo, como LUZ E SAL DA TERRA..
Mat. 5:13-16. Amém.
3º)
A SANTIFICAÇÃO FINAL- É a libertação total da presença do pecado, que se
dará na primeira ressurreição, quando o nosso corpo será transformado,
glorifcado e imortalizado. 1a.Cor. 15:51-54. Trata-se da remoção total da
presença do pecado no corpo do crente genuíno, o que só se efetuará na 2a. vinda
do Senhor Jesus, para arrebatar a Sua Igreja. Leia. 1a. Tes.4:13-18. Diz São
Paulo, é nessa esperança que fomos salvos.:"...até nós que temos as
primícias do Espírito Santo, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa
adoção, a saber, a redenção do nosso corpo..., porque nesta esperança fomos
salvos..." Rom.8:19-25. Isto é, fomos salvos da culpa e do domínio do
pecado, na esperança de sermos salvos da presença do pecado, no dia da
"manifestação da glória dos filhos de Deus" na ressurreição dos
nossos corpos. Também o apóstolo João afirma esta mesma verdade em 1a.
Jo.3:2-3, "...Amados agora somos filhos de Deus... e sabemos que, quando
Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque havemos de vê-lo como Ele
é, ...e todo que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, como também
Ele é puro. (Santo). Em outras palavras, quer dizer que, seremos iguais a Ele,
pois não teremos mais a presença do pecado em nosso corpo, não mais morreremos
e nossos corpos serão imortalizados e glorificados. Amém. Também o apóstolo
Paulo, na mesma linha de pensamento, disse a respeito da Igreja, como a Sua
noiva, em Ef. 5:25-27. "...Cristo amou a Igreja, a si mesmo se entregou
por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
a fim de apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem
coisa semelhante, mas santa e irrepreensível". Será assim mesmo, quando
Ele nos transformar completamente pela Sua presença na Sua vinda gloriosa,
quando nós nos apresentaremos com nossos corpos, almas e espíritos "santos
e irrepreensíveis diante dEle, e não nos "envergonharmos na Sua
vinda". Leia: 1a. Tess. 5:23 e 1a. Jo. 2:28.
V.
MEIOS DA SANTIFICAÇÃO:
O
Teólogo Myer Pearlman, definiu os três meios da santificação integral
assim:
a)
O sangue de Jesus - que proporciona a santificação absoluta, quanto a
posição perante Deus, pela obra expiatória na cruz do calvário.
b)
O Espírito Santo - meio interno que efetua a transformação da natureza do
cristão.
c)
A Palavra de Deus - meio externo e prático (testemunho), que diz respeito
ao comportamento do crente genuino.
Desta
forma Deus faz provisão tanto para a santificação absoluta (o sangue de Jesus),
interna (o Espírito Santo), como a externa (a Sua Palavra), que todo crente se
apropria pela fé e obediência incondicional, a saber:
O
Sangue de Jesus Cristo tem o valor eterno e absoluto. Em consequência da
Obra de Cristo, o pecador penitente é transformado de pecador impuro em santo
adorador, diante de Deus. A santificação posicional é o resultado dessa
maravilhosa Obra do Filho de Deus, ao oferecer-se no Calvário para aniquilar o
pecado pelo sacrifício de si mesmo. O crente genuino é, portanto, eternamente
separado para Deus, Sua consciência é purificada, e ele próprio é transformado
à semelhança da imagem do Filho de Deus. Rom. 8:29. Heb.1O:1O,14; 13:12.
O
Espírito Santo é o meio gerador da santificação interna que projeta
externamente o novo homem em Cristo, vencedor, superior, dominador do velho
homem adâmico, numa autêntica substituição do velho pelo novo homem em Cristo,
passando pela morte e ressurreição espiritual. Assim, o ego (EU) do velho homem
é trocado pelo "Eu" novo unido e submisso ao Senhorio de Cristo. Como
disse São Paulo: "... Já estou crucificado com Crisrto, e vivo, não mais
eu (ego) mas Cristo vivo em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé
do Filho de Deus..." Gál. 2:20, Col. 3:1-14, 1a. Cor.6:11, 2a.Tes.2:13,
1a.Pe. 1:2, Rom.15:16, Tit. 3:5. Por estes textos bíblicos, verificamos que a
santificacão se processa do interior para o exterior, por meio do Espírito
Santo, refletindo, a obra regeneradora de Cristo Jesus, e que se manifesta
pelas obras e Fruto do Espírito. Leia: Gal.5:22-25, e Tg. 2:14-26.. Exemp.
"...Assim também a fé se não tiver as obras, é morta em si mesma...",
e eu mostrarei a minha fé pelas minhas obras".A condição natural e
espontânea do filho de Deus é ser dirigido e orientado em direção às coisas
santas do Reino de Deus em oposição ao Reino das trevas neste mundo. (kosmos).
Como está escrito em Rom. 8:14, "...Pois os que são guiados pelo Espírito
de Deus são filhos de Deus", e não para as coisas do mundo que já está
crucificado, segundo Gálatas 6:14b.: "...o mundo já está crucificado para
mim e eu para o mundo".
A
Palavra de Deus é o meio que santifica,
lava as sujeiras do crente peregrino em contato com este mundo (kosmos), a fim
de que ele possa servir ao Senhor em verdadeira consagração e santidade. Jesus
mostrou isto no lava pés dos discípulos, como exemplo de purificação e humildade.
Jo. 13:8, 10. Veja o que Jesus disse a Pedro: "...Se eu não te lavar, não
tens parte comigo"., isto é, lavar os pés. Como Pedro não entendeu,
pedindo para lavar "não só os pés, mas também as mãos e a cabeça",
Jesus tornou a ensinar com mais profundidade, dizendo: "Aquele que já está
lavado (interiormente) não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo
está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos". Jesus tornou a afirmar
este ensino em Jo. 15:3, assim: "Vós já estais limpos, pela palavra que
vos tenho falado". Portanto, há uma dupla lavagem pela palavra de Deus.
Uma interior, regeneradora, quando cremos, e outra, santificadora ou
purificadora, quando obedecemos e a praticamos cotidianamente em nossa
peregrinação neste mundo, representada pelos nossos PÉS. Fica, então, claro que
se não crermos integralmente na Palavra de Deus como norma absoluta de fé e
conduta prática, é considerado pelo Senhor, como um ato de insubordinação e
pecado, que impede a nossa participação no Reino de Deus. É isto que aprendemos
com Jesus: "...se Eu não te lavar os pés, não tens parte comigo."
Isto é, deve lavar as mãos, que significa os nossos atos, e deve lavar os pés,
que significa guardar-se da corrupção do mundo. Em 1a. Jo. 2:15, está escrito:
"... Não ameis o mundo (kosmos), NEM O QUE HÁ NO MUNDO. SE ALGUÉM AMA O
MUNDO, O AMOR DO PAI NÃO ESTÁ NELE". Lea os textos: Jo. 17:14-17; Ef.
5:26; Sal.119:9, Tg.1:23-25. e Mat.7:24-29. Como podemos verificar se
carregamos conosco alguma sujeira, imundícia mundana, no dia-a-dia da nossa
vida prática? Só através da Palavra de Deus que é a verdade imutável e
absoluta. Aí, a Palavra de Deus funciona como um espelho quando a lemos, e
mostra se estamos em desobediência a mesma ou não. Se tivermos alguma coisa
errada, sujeira, devemos lavar-nos, uns aos outros, ensinando e exortando-nos
mutuamente, submetendo-nos humildemente a disciplina, para, assim, ter parte
"no Reino de Deus". A Palavra de Deus comparada como um espelho, está
em Tiago, 1:23b, 24b.,"...porque se alguém é ouvinte da Palavra, e não
cumpridor, é semelhante ao varão que se contempla no ESPELHO o seu rosto
natural..., vai-se e logo se esquece de como era"., isto é, não cumpre nem
obedece a Palavra, é comparado por Jesus como "...o homem insensato, que
edificou a sua casa sobre a areia... e ela caiu, e foi grande a sua
queda", porque não foi cumpridor da Palavra. Só a Palavra de Deus é:
"... viva e eficaz... e penetra até a divisão da alma e do espírito... e é
apta para discernir os pensamentos e intenção do coração..." Portanto, só
a Palavra de Deus é capaz de dividir, SEPARAR, as coisas da alma, ou ego
humano, e do espírito, isto é, do novo homem interior em Cristo Jesus. Se a
obedecemos, consequentemente nos SANTIFICAMOS OU NOS SEPARAMOS do mundo para
nos consagrarmos, incondicionalmente, ao Senhor Jesus.
VI.
EXEMPLOS PRÁTICOS DE RESISTÊNCIA À SANTIFICAÇÃO:
Vejamos
alguns textos bíblicos que demonstra o verdadeiro crente que obedece a palavra
de Deus e o falso crente que não obedece a Palavra de Deus:
a) A
desobediência e rebelião de Saul, registrada em I Sam. 15:22,23: "Porém
Samuel respondeu: Tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como
em que se OBECEÇA A SUA PALAVRA? OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR, E ATENDER
MELHOR É DO QUE A GORDURA DE CARNEIROS. POIS A REBELIÃO É COMO O PECADO DE
FEITIÇARIA, E A OBSTINAÇÃO É COMO A INIQUIDADE DE IDOLATRIA. PORQUANTO
REJEITASTE A PALAVRA DO SENHOR, ELE TAMBÉM TE REJEITOU A TI, PARA QUE NÃO SEJAS
REI". Saul morreu porque resistiu a Palavra de Deus. I.Cro.10:13-14. Aqui
está bem claro que o Rei Saul foi rejeitado porque rejeitou a Palavra do
Senhor, e foi considerado como pecado de feitiçaria
e idolatria. A Palavra do Senhor mudou? Não, ela permanece para
sempre.
b)
Deus não podia ir no meio do povo de Israel que saiu do Egito, "PORQUE ERA
UM POVO DE DURA CERVIZ", rebelde e desobediente. Qual era a desobediência?
Leia em Ex. 33:1-6. A resposta está no versículo 5. Vejamos: "...O Senhor
tinha dito a Moisés: ÉS UM POVO DE DURA CERVIZ. TIRA, POIS, DE TI OS ATAVIOS
(enfeites, adornos, pinturas), PARA QUE EU SAIBA O QUE HEI DE TI FAZER".
Por que Deus não podia ir com o povo? Porque o povo levava sobre si, através
dos ATAVIOS, todos os costumes mundanos, amaldiçoados, do Egito, tipo deste
mundo (kosmos) cosmético. Para Deus não há meio termo, mornidão, mas convicção.
Ou obedecer a sua Palavra ou tomar sobre si os ATAVIOS, ou a LUZ ou as TREVAS,
as duas coisas juntas não dá certo. Leia: Apoc. 3:14-22. "...Assim, porque
és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." Apoc.
3:16. Que achas? Sim ou não?...
c) O
Povo por um momento tirou os ATAVIOS, mas continou rebelde no coração, não se
converteram mesmo. Isto é hipocrisia e farisaísmo que o Senhor não aceita.
Ex.33:6. Deus quer que O adoremos EM ESPÍRITO E EM VERDADE, com sinceridade, e
não forçados. Jo.4:23. Vejamos alguns textos bíblicos onde o Senhor continuou
falando a um Povo rebelde: Deut. 22:5. "A mulher não usará roupa de homem,
nem o homem roupa de mulher, pois quem faz tal coisa é ABOMINÁVEL ao Senhor teu
Deus". A questão aqui não é a roupa em si mesma, mas o que ela tipifica,
caracteriza do ponto de vista sexual: homem ou mulher. Unissex, lesbianismo e
homossexualismo são ABOMINAÇÕES diante do Senhor, até mesmo na aparência
exterior. O que a palavra de DEUS condena é a perversão sexual em qualquer
dimensão. Vejamos isto na Bíblia Sagrada. Leia Lev. cap.18. "v.22, ...com
o homem não te deitarás como se fosse mulher, É ABOMINAÇÃO. ". Este
mandamento continua valendo no Novo Testamento (N.T.), em Rom.1:26-27, e
1a.Cor.6:9-10; V. 9: ..."Não sabeis que os injustos não hão de herdar o
reino de Deus? Não erreis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem
EFEMINADOS, NEM SODOMITAS (homossexuais), ...". "V.10: nem ladrões,
nem avarentos, nem adúlteros, nem bêbados, nem maldizentos, nem roubadores
HERDARÃO O REINO DE DEUS". E mais: Rm.1:26b ..."até as mulheres
mudaram o uso natural, no CONTRÁRIO A NATUREZA" ...V.27:
"Semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher,
inflamaram-se... homem com homem, cometendo torpezas, e recebendo em si mesmos
a penalidade devida ao seu erro". Ainda leiamos em Apoc. 21:8. "Mas,
quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos ABOMINÁVEIS,... a sua parte será no
lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte". Leia em At.15
:29; 1a.Cor.10:8, Ef. 5:3. Tire a sua conclusão... OK?
VII.
EXEMPLOS DE TEXTOS CONTRA A VAIDADE NO V. T. E N. TESTAMENTO:
Estudemos
outros textos bíblicos que tratam também da santificacão externa. Gál.2:2O;
5:16-26; 6:14, "NÃO EU MAS CRISTO VIVE EM MIM..." Estes textos
combatem os maus costumes mundanos (kosméticos), que caracterizam a exaltação,
a soberba, o orgulho, a luxúria, a sensualidade e outros hábitos que só servem
para exaltação e auto-afirmação do "EGO" no processo social do
EGOISMO generalizado em todas as áreas do comportamento humano. Aquí é que
entra a política do MARKET comercial, da propaganda perniciosa na formação de
conceitos novos, em prejuizo dos valores éticos-cristãos baseados na Palavra de
Deus, numa verdadeira guerra consumista de produtos oriundos de uma sociedade
corrompida que não quer Deus nos seus negócios, mas que só busca o acúmulo das
riquezas materialistas, em detrimento aos valores morais, éticos, cristãos.
Nesta concorrência o cristão não pode entrar, pecando contra a Palavra de Deus,
consciente, indiferente ou mesmo, omitindo-se, pois quem sabe fazer o bem e não
o faz, "com isto está pecando". Consideremos alguns textos neste
assunto:
I) No
Velho Testamento - Is. 3:16-24. Citemos algumas vaidades: "Diz o
Senhor: as filhas de Sião se exaltam, e andam de pescoço erguido, e tem olhares
impudentes (descarado, sem-vergonha, despudorado) e, quando andam, como que vão
dançando, e fazendo retinir os ornamentos dos seus pés, ... Naquele dia tirará
o Senhor os seus enfeites: os anéis dos artelhos..., os brincos, os braceletes,
os véus, os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de
perfumes e os amuletos, os sinetes, os anéis pendentes do nariz, os vestidos
transparentes (diáfanos), os mantos, os xales, as bolsas, os espelhos, as
tiaras e os véus..." Tudo isto diz respeito à luxúria, vaidade e exaltação
pessoal que afofa o EGO e o orgulho. Porém o povo continuou rebelde até chegar
o cativeiro babilônico, conforme profetizou Jeremias, assim: "...Assim diz
o Senhor: que injustiça acharam vossos pais em MIM, para se afastarem de MIM ,
indo após a VAIDADE (é idolatria e prostituição espiritual) tornando-se
levianos? Jer.2:5. Ainda em Ezequiel cap. 23, Deus exorta o povo mais uma vez
contra as abominações do Egito, numa parábola das "Duas irmãs
adúlteras", sendo a mais velha, Oolá que é Samaria e a mais moça, Oolibá,
que é Jerusalém, porque trouxeram os maus costumes e as vaidades do Egito e não
abandonaram, conforme está escrito nos vv. 25,26, e 27: "...Porei contra
ti o meu zelo... o que ficar será consumido pelo fogo, também te despirão os
teus vestidos, e te tomarão as tuas JÓIAS DE ADORNO, assim farei cessar em ti a
tua LUXÚRIA e a tua prostituição, INICIADAS NA TERRA DO EGITO.." O Egito é
um dos tipos deste mundo (Kosmos).
II) No
Novo Testamento - Quanto às vaidades, o Senhor continua exortando no N. T.,
conforme está escrito em: 1a. Tim. 2:9-1O, assim: "Quero que, do mesmo
modo, as mulheres se ataviem com traje decoroso (com pudor), com modéstia e
sobriedade (moderação), não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos
dispendiosos, mas como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus
com boas obras". São Paulo aqui faz um resumo do que já foi mencionado
acima escrito no V. T., porém, por outro ângulo, traz-nos mais luz sobre o
assunto na atualidade, quanto aos trajes indecorosos, sensuais, tipo
"unissex" , como calças justas ligadas ao corpo, tanto para o homem
como para a mulher, vestidos transparentes, curtos demais (mini-saía),
bermudas, que mais servem para mostrar a nudez provocante e sensual, do que
cobrir com pudor as vergonhas, partes íntimas do corpo. Assim numa inversão
total de valores, o que servia para cobrir com modéstia o corpo, passou a ser
instrumento iníquo de provocação sensual, que é pecado. O apóstolo Pedro também
escreveu sobre este assunto, em 1a. Pe. 3:l-7. "...Vós Mulheres...
considerando a vossa vida casta (pura), em temor. A beleza das esposas NÃO SEJA
O ENFEITE (ADORNO) EXTERIOR, COMO O FRISADO DE CABELOS, O USO DE JÓIAS DE OURO,
OU O LUXO DOS VESTIDOS, mas a beleza interior, no incorruptível traje de um
espírito manso e tranqüilo, QUE É PRECIOSO DIANTE DE DEUS." A ênfase que o
apóstolo Pedro está dando aquí, inspirado pelo Espírito Santo, claro, É A
BELEZA INTERIOR QUE É PRECIOSA DIANTE DE DEUS. Quando o crente em Jesus Cristo
tem esta convicção interior,ele ou ela, não precisa mais de compensação
psicológica exterior de auto-afirmação, em busca de projetar uma falsa imagem
que não corresponde a realidade. Se não, ele ou ela, procura o recurso
artificial da MAQUIAGEM (máscara), para que através dela, as pessoas a
contemplem de uma maneira diferente, que ela própria reconhece que não o é.
Assim, enganando-se a si mesma, e não a Deus, extravasa o seu orgulho e
exaltação interior, pelo recurso artificial da "beleza exterior" que
por isto é vã diante de Deus, pois é VAIDADE. Tg 1:22. " ...Sêde
cumpridores da palavra de Deus e não ouvintes... esquecidos, enganando-se a si
mesmos". Este comportamento desequilibrado, denuncia um estado de alma
PSICO-PATOLÓGICO, que é pecado, ao contrário de "UM ESPÍRITO MANSO E
TRANQUILO", que é 'PRECIOSO DIANTE DE DEUS". Aquele que tem a
verdadeira paz interior, inclusive neste aspecto abordado aqui é tranqüilo e
não se abala por estabilização de coisas exteriores, instáveis, mutáveis e
materiais. Pois, renunciando o presente século e seu sistema diabólico, como
disse São Paulo, vivamos no presente século, justa, santa e piedosamente, que é
PRECIOSO DIANTE DE DEUS.
VIII.
CONCLUSÃO.
Concluindo,
a santificação total, em três aspectos, é operada integralmente, em todo nosso
ser, EPÍRITO, ALMA E CORPO, de dentro para fora, diante de Deus e dos homens,
como LUZ E SAL DA TERRA, interagindo, integralizando e interoperacionalizando
em todo nosso ser, de tal maneira que possamos, como embaixadores do Rei e
Senhor Jesus, refletir a Sua imagem
pura e
santa, verdadeiramente, em toda nossa maneira de viver. Os meios e provisões
para isto, já foram providenciados por Deus, que são aqueles três: O SANGUE DE
JESUS, QUE NOS PURIFICA DE TODO PECADO; O ESPÍRITO SANTO, QUE NOS REGENEROU E
NOS GUIA, E A PALAVRA DE DEUS, QUE NOS PURIFICA, LAVA POR DENTRO E POR FORA,
ATÉ A DIVISÃO DA ALMA E DO ESPÏRITO. O que nos resta agora é vivenciar a
Palavra de Deus, como disse o apóstolo Pedro: "Como filhos obedientes, NÃO
VOS CONFORMANDO COM AS CONCUPISCÊNCIAS QUE ANTES HAVIA EM VOSSA IGNORÂNCIA;
MAS, COMO É SANTO AQUÊLE QUE VOS CHAMOU, SEDE SANTOS EM TODA VOSSA MANEIRA DE
VIVER;,PORQUANTO, ESCRITO ESTÁ: SEDE SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO". Amém.
Terminamos com as palavras de Tiago, irmão do Senhor, que define a verdadeira
Religião, a saber: "A religião pura e imaculada para com Deus e Pai é
esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e APARTAR-SE DA
CORRUPÇÃO DO MUNDO (Kosmos). Assim é como Deus quer que vivamos neste mundo,
sendo as suas fieis testemunhas, para honra e glória do Seu nome. Obedeçamos o
mandamento do Senhor Jesus que está escrito em Jo,17:17, "Santifica-os na
VERDADE, A TUA PALAVRA É A VERDADE". Amém.
Pr. Djalma Pereira
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