O básico é a humildade e a simplicidade. Mesmo Tendo grande conhecimento, quem é simples não vive ostentando o saber de que é possuidor.
"Em tudo o homem prudente procede com conhecimento; mas o tolo espraia a sua insensatez" - (Provérbios 13.16)
Não é exibir o saber, mas usar o conhecimento para agir certo.
Por outro lado, quem não busca conhecimento e se dispõe a fazer o que não sabe revela insensatez e provoca constrangimento.
O valor do conhecimento, aliás, se mostra dosando o que sabe e nunca revelando tudo, pois é necessário preservar uma parte com segurança.
"Refreia as suas palavras aquele que possui o conhecimento; e o homem de entendimento é de espirito sereno. Até o tolo, estando calado, é tido por sábio; e o que cerra os seus lábios, por entendido " - (Provérbios 17.27,28)
O maior segredo, nesse caso, é a prudência por não revelar tudo que sabe nem se exibir por saber mais que as outras pessoas. O conhecimento é importante na vida do ser humano, mas a ostentação irrita os inimigos.
O saber imprudente prejudica a verdadeira cultura. O sábio não procura conhecer as coisas e fatos que desponham contra sua honra, suas boas amizades e sua convivência com pessoas especiais.
Pr. Abigail Carlos de Almeida
Sabedoria - 12 Princípios para Viver Bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário